quarta-feira, 4 de maio de 2011

Bem mais que uma barriga



Gravidez. É o que se espera depois do casamento. Eu sei. É natural. O tempo passa, as famílias aumentam. Os priminhos crescem e seguem o conselho divino: multiplicai-vos.
Há 2 anos fui ao casamento do meu primo. Foi um choque pra mim. A constatação de que não somos mais doces, inocentes e teimosas criancinhas. E, pela linha de sucessão eu deveria ser a próxima. Ahãm... Só que sou lenta. Ou encalhada como diz meu doce irmão caçula. O primo já está embalando o segundo neném (e a barriga não mudou daquela que vem cultivando há tempo...). E além do mais, é mais velho que eu. 
Ele se defende dizendo que é apenas um ano a mais, que eu não deveria dar tamanha importância à tão insignificante diferença. Mas goste ele ou não, o fato é que é mais velho. E isso me conforta...
Aí, há pouco mais de quatro meses, nova notícia do tipo que abala meu emocional: a "priminha" está grávida. – O quê?! Como assim? E as tias, respondem naturalmente: – Grávida ué. Porque o espanto? Vais dizer que não sabes o que significa? – Claro que sei. Por isso mesmo que me espanto.
Fiquei semanas com isso na cabeça. Até que, em um belo sábado ensolarado, durante um singelo passeio em família, paramos em frente à casa da "priminha" e, lá estavam: a barriga e sua prima mais nova. Ops! Minha prima mais nova. Fiquei desconcertada. Tá eu já sabia. Mas eu não estava preparada. Não estava. 
Conversamos, colocamos as fofocas em dia e fiz o que pude para ignorar aquela barriga. 
Voltei pra casa e tentei esquecer o assunto. 
Na Páscoa, reunimos a família e de novo lá estão elas: a barriga, um pouco maior agora, e a prima. 
Não pude mais ignorar. Comecei a fazer perguntas, olhei as fotos da ecografia, li todas as medidas do neném. Pedi pra ver a barriga, pousei minha mão sobre ela e então, finalmente entendi: não é uma barriga. É o Nathan. A priminha vai ser mãe. Desejou e planejou este momento. Arquitetou mesmo. O orgulho brilha nos olhos dela... A serenidade de quem sabe o que está fazendo.
E me olha quase divertida diante da minha aflição. Das minhas muitas perguntas. E, quando me devolve: – E tu? Insisto em repetir minha frágil e batida sentença de defesa "Ah! Não tenho idade pra essas coisas..."
Ela então sorri pra mim com ternura. Porque entendeu, em um olhar, o que venho negando há tanto tempo: eu, simplesmente, tenho medo de acolher alguém em minha barriga...

7 comentários:

Tdruiva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tania Silva disse...

Vix, parabéns Patrícia, belas palavras. Pude sentir ternura, dúvida, curiosidade, angústia tudo ao mesmo tempo. Arrepiei aqui :).

Aline Camargo disse...

Lindo Pati! Adorei! Tua cara! Confesso que esperava um final do tipo: "Sim. É isso mesmo: estou grávida!". Mas enfim, deixa pra próxima. Beijão

Aline Camargo disse...

Este comentário tu apaga depois...
"desconcertada" não seria com "S"? (eu tinha que dar uma ajudinha na edição né?! Adoro! hahahaha)

Unknown disse...

Alineeeee

desconsertado
(particípio de desconsertar)
adj.
1. Que se desconsertou.
2. Que está estragado. = AVARIADO, DESARRANJADO

desconcertado
(particípio de desconcertar)
adj.
1. Que está em desordem.
2. Que está perplexo. = ATRAPALHADO, ATURDIDO, CONFUSO, DESORIENTADO

Beijo

Aline Camargo disse...

Adoro criar essas dúvidas! Enfim, tá LINDOOOO teu blog, tocante! Parabéns! Beijão

Anônimo disse...

Oi mocoronga haha é a karine namorada do nando, queria saber qual é o teu email?? bjoos