quinta-feira, 15 de maio de 2008

Leia e Passe Adiante!


Campanha permanente lançada pela Famecos.
Funciona assim: qualquer pessoa pode pegar ou trazer livros e revistas. A idéia é fazer circular o maior número de publicações entre o maior número de pessoas.
Não é bárbaro?
A socialização da cultura.
Uma vez liguei para a biblioteca municipal lá da minha cidade e pedi que viesse buscar umas três sacolas de livros que eu tinha em casa. O motorista da kombi me perguntou ao ver os livros:
- a senhora (eu sou bem novinha viu? Ele é que era muito educado) vai se desfazer desse montão de livro? Que pecado.
Mas eu já havia lido todos. O que fazer com tudo aquilo? Juntando pó num canto da casa. Perdendo a chance de provocar em outras pessoas as mesmas sensações que provocaram em mim. Deixando de ser lindas histórias para virar um monte de papel esquecido.
E além do mais estava sempre me servindo dos exemplares da mesma biblioteca. Nada mais justo. Pouco tempo depois estava minha mãe com um dos livros na mão. Pegou na biblioteca.
Quando soube da campanha da Famecos adorei e apoiei. Só não trouxe um livro porque a muito tempo não os mantenho comigo. Várias pessoas já tomam esta atitude isoladamente. Faltava uma integração.
Parece que na França isso é prática comum, e começou com uma única pessoa. Nós estamos em vantagem.
Então já sabe, leia e passe adiante. E passe adiante a informação também. Livro parado, empoeirando, não tem valor nenhum.

Nenhum comentário: